BLOGOLEITUR@S

Este será um espaço de partilha em que cada aluno poderá deixar a sua sugestão de leitura.

2023 | 2024

Leitura da aluna Inês Amaral (9º ano) no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

2022 | 2023

O coelho que sabia ouvir

Deixamos uma sugestão de leitura sobre a amizade. Os amigos verdadeiros sabem ouvir e ajudar quando é necessário, concluiu a Maria Ferreira, uma leitora muito jovem.

Este livro, de Cori Doerrrfeld, sublinha a importância de um simples abraço quando precisamos de apoio.

Uma lição vinda do mar

Do mar chega uma lição. Esta obra, de Carmen Garcia,  apresenta uma mensagem educativa sobre o ambiente, uma preocupação que todos devemos ter.

A Francisca Dias, aluna do 4ºano do AE de Fronteira, leu a história e ficou muito impressionada com a situação da tartaruga e o problema dos plásticos no oceano. Uma leitura fácil mas educativa, segundo a jovem leitora.

As mais belas coisas do mundo

A primeira vez que leu este livro, o Salomão Martins ficou triste pois identificou-se com o autor. Mas depois animou-se pois percebeu tudo o que o seu avô fez por ele, pois ensinou-o a crescer. Quem pode deve dar um abraço ao seu avô, recomenda o Salomão.

Uma mensagem importante para todos os jovens, segundo o Salomão, aluno do AE de Fronteira.

A admirável história de Greta Thunberg

Sugestão de leitura de Beatriz Lourenço, do AE de Fronteira

Esta proposta de leitura foi enviada por uma jovem leitora de Fronteira. Um livro abrangente para todos os leitores que aborda um tema muito importante, a proteção do nosso planeta.

Um livro incrível, segundo as palavras da Beatriz Lourenço, aluna do 5ºano, do Agrupamento de Escolas de Fronteira.C

Os idiotas

Sugestão de leitura de Filipa Oliveira, do AE de Fronteira

Roald Dahl continua a cativar os nossos leitores cool. Neste caso, a história divertida de um casal de idiotas, verdadeiramente asquerosos.

“Um livro fácil de ler e acessível para todas as idades”, segundo as palavras da Filipa Oliveira, aluna do 7ºano, do Agrupamento de Escolas de Fronteira.

2021 |2022

A sugestão da Dara. Aluna do 4º ano.

Partilha de leituras 20 | 21

A parte preferida do Filipe é, segundo as suas palavras, ” quando ele foi parar a um planeta muitoooooo distante”.

A aventura faz parte da imaginação da Leonor. Ela leu a obra de Dana Simpson e ficou encantada com as proezas do unicórnio.

Os medos fazem parte da nossa vida e temos de aprender a enfrentá-los. A Inês Pimentel, aluna do 4ºano, escolheu esta obra de Bárbara Batista para fazer a sua proposta de leitura.

O pequeno livro malvado é a sugestão da Inês. Tal como diz a sinopse de apresentação, o livro destina-se a leitores fartos de livros bonzinhos. Interessante, não vos parece? Um livro para deixar os cabelos em pé, para leitores cool corajosos.

Uma aventura dos sete é a sugestão que nos deixa o Miguel do 7º ano. Nesta aventura os sete vão estar na primeira linha para tentar encontrar um valioso colar de pérolas roubado do Solar Milton e vão tentar apanhar o ladrão.

Os cinco na ilha do tesouro é a sugestão da aluna de 7º ano, Inês Barradas. Nesta aventura a Zé arrasta o seu grupo de amigos para uma aventura, que os leva a encontrar um navio naufragado ao largo da ilha de Kirrin…
Os Cinco mal podem esperar para começar a investigar o assunto.

Depois de surpreendentes peripécias, Cenourinha consegue matar um terrível dragão que vinha apavorando a população local. Que poderosa arma terá usado? Esta é a sugestão de leitura que a Madalena Rodrigues do 7º ano nos propõe.

Os sete e os cães roubados é a sugestão que nos deixa o Duarte do 7º ano. Nesta aventura o grupo resolve começar a espiar um homem de aspeto sinistro. O que andará ele a tramar?

O Dinis, aluno do 7º ano deixa-nos esta sugestão de leitura. Um grupo de cinco amigos e o seu cão que vão desvendar o mistério do incêndio no estúdio do sr. Hick.

Este livro contém dezenas de adivinhas recolhidas da tradição oral por António Mota para entreter crianças e famílias.
O Hugo, aluno do 3º ano, recomenda-nos esta leitura e ao mesmo tempo convida-nos a adivinhar a resposta a uma das adivinhas.

Este livro conta a história de uma família muito comilona, a família Bisnau. Levavam o dia a comer e não tinham uma alimentação muito saudável. Tanto comeram que um dia algo aconteceu. O que será que se passou? Fica aqui a sugestão do Filipe, aluno do 2º ano.

Trata-se da história de uma jovem rebelde, como o título indica, mas que descobre a importância de assumir responsabilidades. Esta é a sugestão da Inês Amaral, aluna do 6ºano.

Adicione aqui o texto do seu título